Sua internet está lenta? Veja o que pode estar acontecendo!

Praticamente tudo que fazemos hoje em dia, nas relações, nos estudos e nas atividades profissionais é online e depende criticamente da qualidade das redes por onde os dados vão trafegar.

Até os usuários mais eventuais – que não são gamers ou não trabalham online – se sentem incomodados com a lentidão em uma conversa de whatsapp ou uma simples navegação por site de notícias. Isso dá a dimensão que a internet tomou na vida das sociedades.

Porém, no Brasil ainda sofremos com investimentos em tecnologia de redes muito abaixo da demanda por parte das empresas do setor – sem contar a qualidade técnica da manutenção. E outros motivos podem ocasionar lentidão na sua rede.

Sua internet está lenta? Veja o que pode estar acontecendo!

01 – Seu plano está adequado ao seu consumo?

Esse costuma ser o motivo mais comum da lentidão e tem a ver com a própria evolução de uso da internet para mais aplicações e operações cada vez mais complexas e pesadas.

Por exemplo, contratar um plano para uso básico de navegação de 4 pessoas em uma casa e de repente começar a usar streaming de vídeos pelo Netflix e jogos online.

Um plano como esse não dará conta desta demanda – na verdade nem da navegação, pois a gente, sem sentir, vai interagindo com recursos mais sofisticados no dia a dia que pesam e sacrificam a qualidade – abrir stories de Instagram é um deles.

A solução aqui é avaliar o número de pessoas que usam – principalmente de visitantes e hóspedes habituais que também vão usar a sua rede – e as necessidades e dar um upgrade no seu plano.

02 – Evite as atualizações automáticas

É normal que os dispositivos estejam preparados para atualizar automaticamente as versões de programas e aplicativos. Agora imagine um mesmo software, como o Facebook por exemplo, liberando uma nova versão para todos os equipamentos conectados naquele momento e ao mesmo tempo?

O ideal é reconfigurar cada dispositivo para sempre avisar sobre as atualizações e não baixa-las automaticamente. Assim você pode gerenciar momentos, até porque o desenvolvedor irá avisar novamente quando você religar um dispositivo mais tarde, e você poderá decidir se vale a pena atualizar.

03 – Tem gente estranha usando a sua rede?

Este costuma ser um problema comum: terceiros roubando a performance sem a sua autorização. Isso é ocasionado por roteador sem proteção por senha ou alguma invasão por captura da sua senha.

Nunca deixe seu roteador sem senha; além de baixar a qualidade, é uma porta aberta para uso da rede por dispositivos estranhos que estejam infectados e vão contaminar a sua rede e seus dispositivos. E também troque periodicamente a senha. Para mudar a senha do seu wi-fi com segurança, o mais aconselhável é seguir os passos do https://19216801.club/.

04 – Seus dispositivos estão preparados para a demanda?

Muitas vezes percebemos como lentidão da internet algo que tem a ver com a capacidade técnica do equipamento para processar tantas informações em um tempo ideal.

Para quem está sempre agregando usos novos – e usuários também – é fundamental avaliar periodicamente se as máquinas – computadores, smartphones, tabletes – estão preparados para retornar os resultados satisfatoriamente.

Verifique se as placas de vídeo são compatíveis com os jogos usados – é muito comum que seja o primeiro dos problemas de configuração técnica.

Cheque também se o navegador é leve, se está usando os recursos necessários para a exibição de telas e animações, se as versões de programas estão atualizadas, se o dispositivo está rodando aplicações demais em segundo plano, reduzindo a performance do processamento e impactando na qualidade que chega até você.

 

LEAVE A COMMENT