O que vestir por baixo do jaleco? Veja o que pode ser ideal

Diversas profissões tem como vestimenta básica o jaleco no seu dia a dia.

Mais do que uma praticidade ou elegância, são de uso obrigatório por lei – no caso de profissionais da área da Saúde e da Estética – e por boas práticas do mercado – é o caso de profissionais de Gastronomia e empreendedores ligados aos comércio de alimentos e produtos para a saúde.

E muito do profissional pode ser entendido pela forma como ele usa seu jaleco: o estado de conservação, grafismos impressos nele, a cor e o tecido. Até mesmo a forma de combinar com a roupa que está por baixo é um cuidado e uma forma de transmitir valor para o cliente/paciente.

Vamos falar um pouco sobre o que vestir por baixo do jaleco.

Mas antes: você conhece toda a importância do jaleco na sua profissão?

Proteção da saúde

Nas profissões da área da Saúde e da Estética, o jaleco é fundamental para proteger o profissional do contato com produtos químicos que são usados em determinados procedimentos e, no caso de médicos e enfermeiros, também do contato com sangue e fluidos dos pacientes nas dependências médicas.

É importante ressaltar que nestas profissões, ele é também item obrigatório e classificado como EPI (Equipamento de Proteção Individual) tal como as luvas, a máscara, a touca e os óculos (de uso em procedimentos estéticos).

Proteção da vestimenta pessoal

Um ponto em comum entre as profissões que usam jaleco é a possibilidade de líquidos e sólidos manuseados durante os trabalho cair na roupa pessoal e danifica-la – no caso de sangue e fluidos, será até mesmo o risco de descartar a roupa, dependendo da situação e da intensidade.

Valorização da imagem profissional

Um jaleco é uma vestimenta características de algumas atividades e por isso está associada a elas no imaginário popular. Desta forma, ele também serve para valorizar a imagem do profissional.

O estilo e o estado geral do jaleco são determinantes na imagem que clientes e pacientes farão de você.

Como usar o jaleco e a roupa de baixo de forma correta?

Muitos profissionais subestimam o conjunto de uso do jaleco com a roupa que está por baixo pois acham que a obrigação de usa-lo é o suficiente, o que no dia a dia se prova que não é verdade.

São atividades onde a apresentação pessoal conta muito, e todo o conjunto vai transmitir a sua personalidade – além da importância de estar protegido.

  • O jaleco deve ter altura até pouco acima dos joelhos, portanto deve ser usado com calça comprida Não se deve usar um vestido longo, para evitar que partes da roupa possam enganchar em aparelhos, atrapalhar os movimentos ou sujar no chão dos ambientes;
  • O jaleco deve ter mangas longas até pouco antes dos pulsos para que seja confortável nos movimentos manuais e não correr risco de encostar em materiais. Não há uma exigência sobre o que usar nos braços por baixo do jaleco, mas recomenda-se uma blusa ou camisa de tecido leve para não pesar muito com o jaleco;
  • Os ambientes de gastronomia são normalmente quentes, então o recomendado é usar roupas leves por baixo para evitar o suor;
  • Os ambientes médicos são frios, então recomenda-se roupas mais grossas por baixo para manter o calor corporal.

 

LEAVE A COMMENT