5 dicas para ter o melhor rendimento na academia

Decidir por fazer atividades físicas em um academia já é, por si só, uma decisão que deve ser comemorada.

Sabemos como a rotina estressante dos dias atuais sabota os cuidados com a saúde e a motivação para ir a um lugar todos os dias para se exercitar, muitas vezes cansado de um dia longo de trabalho.

Mas é uma decisão que, aos poucos, se torna o combustível para o corpo suportar a rotina com mais disposição – os exercícios devolvem energia, ao contrário do que muitas pessoas podem achar.

Porém, para quem é calouro de academia ou não tem muita familiaridade com ela – trocou muitas vezes – existem algumas ações simples que podem ajudar a tirar o melhor proveito dos treinos e do ambiente.

Vamos falar de 5 dicas para ter o melhor rendimento na academia.

Mas antes: dicas para escolher uma academia

Está ainda na pesquisa de academias? Estas dicas podem ajudar na escolha.

Procure a academia com a melhor localização

Procure, dentre as melhores, aquela que for muito próxima de um dos locais fixos onde você está diariamente – pode ser o trabalho, a faculdade, a sua casa. Mas ser perto de um deles ajuda muito na motivação.

Ter de andar muito de carro e até mudar de bairro para malhar cria mais uma rotina no meio de tantas – e a chance de ser a primeira a ser sacrificada em um imprevisto.

Escolha o melhor horário possível

O ideal é treinar no horário onde seu corpo se sente mais ligado para exercícios – somos pessoas matinais, vespertinas ou noturnas. E a partir deste horário mais adequado, você pode achar as academias que tenham os melhores treinos – musculação, aeróbica, aulas coletivas, esportes.

Pesquise pela qualificação dos profissionais

Neste ponto é importante conciliar dois fatores: a formação profissional obrigatória para ser professor – graduação e registro profissional – e a experiência, principalmente nas atividades que você quer fazer.

Diversidade de atividades

Uma boa academia deve ter diversidade de treinos e atividades para que você possa experimentar e descobrir em que seu corpo rende mais e te deixa mais satisfeito.

Mas lembre-se: variedade custa um preço. É importante avaliar o custo-benefício de cada opção.

Verifique a qualidade dos equipamentos

Este item é fundamental no dia a dia. A evolução da tecnologia vem ajudando muito e motiva bastante treinar com um aparelho de musculação com qualidade – bem conservado, atualizado. Os treinos fluem com mais eficiência e resultados, resultando também em bem estar e confiança.

Dicas para ter o melhor rendimento na academia

01 – Cumpra o ritual “burocrático” da academia

Para chegar nos aparelhos com segurança e produtividade, precisamos passar por etapas importantes:

  • A primeira avaliação, quando o profissional perceberá seus potenciais, pontos a desenvolver e seus objetivos, para criar o treino adequado.
  • Avaliações periódicas, fundamentais para rever os treinos.
  • Consulta médica, que deve ser antes das avaliações nas academias, para que o profissional possa avaliar seu quadro de saúde e pedir exames complementares.

02 – Não subestime a musculação

Dentre tantas possibilidades de exercícios e de algum esporte que seja do seu gosto, a musculação cumpre o papel importante de sempre condicionar o corpo em todas as habilidades e prepara-lo para um esporte ou atividade aeróbica.

03 – Vá aos poucos

Os primeiros dias e até semanas são os mais complicados, principalmente para quem nunca treinou em academia. Portanto é importante cumprir o treino sem tentar ultrapassar os limites.

Depois de alguns meses, você vai naturalmente querer superar e estará melhor preparado para isso.

04 – Conheça todas as atividades

Mesmo que você goste muito de musculação e natação, se permite conhecer as demais atividades. Você pode descobrir um novo prazer, o que é revigorante.

05 – Não fique mais de dois dias sem treinar

Ao contrário do que as pessoas imaginam, é a frequência que faz as dores do começo diminuírem até desaparecer. A circulação e o movimento acordam o corpo para se acostumar com a nova realidade que vai sendo progressivamente assimilada por ele.

Então é importante treinar, mesmo que seja uma esteira se só tiver tempo para ela. Manter o corpo em movimento só melhora a condição dele com o tempo.

E nunca desista: o começo sempre é difícil, mas seu corpo vai se acostumar e até pedir pelo treino.

 

LEAVE A COMMENT